WEBMaster
QAPNET@TERRA.COM.BR
TIM  (11) 9.8191-3207

 

[Home] [Quem Somos] [Garantia] [Entrega] [Cartão de Crédito] [Compra a vista]
[Acima]


Siga e curta a Lojinha 

RETEVIS RT3S

Home
Acima

ENTREVISTA DX

EDSON BRUNO Direto do EUA entrevista RENATO ULIANA
Sobre o Amantes do Rádio

Clique aqui para ouvir
   


Membro DXCB


Membro Route 73


Clique nas fotos para ampliar
Fotos originais do produto a venda
Passe o mouse sobre as miniaturas ou clique para ampliar

Depósito Bancário
R$ 995,00   
Basta enviar um e-mail informando o produto 
e o seu CEP para QAPNET@TERRA.COM.BR  

Compre  pelo PAGSEGURO
No cartão de crédito em até 12 x
Com Seguro de Envio Já Incluso 

R$ 1.200,00  

Itens que acompanham este produto:
  • 01 Rádio HT RETEVIS RT3S
  • 01 Bateria recarregável
  • 01 Fonte Bi-Volt
  • 01 Base para carregar tipo Dock Station
  • 01 Cabo USB para programação
  • 01 Microfone e PTT de lapela
  • 01 Manual em ingês

 

Envio tudo configurado e pronto para uso. O HT RT3S já vai com o CodPlug completo instalado para acessar todos os Talk Groups Nacionais e os Principais Internacionais, bem como todos os IDs de todas as atuais 55 repetidoras nacionais da rede BrandMeister . Se desejar, poderei adicionar de cortesia alguns IDs ou Repetidores estrangeiros conforme sua necessidade.

A-T-E-N-Ç-Ã-O    NOTA PARA RADIOAMADORES
Somente radioamadores devidamente prefixado junto a ANATEL podem fazer uso da Rede Mundial DMR BRANDMEISTER. O radioamador precisará possuir um ID DMR pessoal, caso você seja radioamador e ainda não tenha um ID, poderá solicitar o seu ID gratuitamente no seguinte endereço:
https://www.radioid.net/register

DESCRIÇÃO

O DMR pode parecer inicialmente complicado mas é bem mais simples do que você imagina !
Alem de que, eu já entrego tudo configurado e prontinho para uso, bastarão poucos minutos para você se familiarizar com tudo.
Não é necessário conhecimento profundo,apenas superficial sobre o sistema para poder fazer uso, pois tudo já está configurado.

Assista  os vídeos abaixo e veja como tudo é simples e fácil quando você recebe tudo prontinho e configurado

UMA BREVE INTRODUÇÃO
É normal estranharmos ou acharmos complicado tudo aquilo que é novo, principalmente quando ficamos anos usando rádios de VHF e UHF que bastavam ser colocados na mesma frequência ou no máximo ajustarmos o Offset e o sub-tom para podermos falar com outros radioamadores próximos ou um pouco mais longe via repetidor... Quem está próximo de um repetidor de FM pode se valer de um pequeno rádio HT pois  o repetidor se encarrega de ampliar o seu alcance a dezenas de km, este sistema vem funcionando por décadas, sua única vantagem é que é um sistema simples e fácil de se utilizar, mas ao longo dos anos se mostrou falho pois permitia que clandestinos pudessem interferir e atrapalhar uma comunicação o que acabou se tornando um enorme problema. Quanto mais abrangente a repetidora maior era a chance de bagunça e interferência de clandestinos e a repetidora perdia sua principal função que era ajudar as pequenas e fracas estações a se comunicarem. Com isso muitas repetidoras foram sendo desativadas e a faixa de VHF e UHF limitou-se muito.

Dai veio o modo Digital DV ( Transmissão Digital da Voz ) que trouxe varias vantagens, uma delas e a de não permitir transmissões clandestinas, já que para fazer uso da Rede Digital o radioamador tem que possuir um ID (número identificador digital exclusivo e pessoal) que é associado ao Prefixo da sua Estação previamente cadastrado e autorizado pelo sistema. Daria para escrever um livro das vantagens da comunicação digital de voz, mas irei apenas resumir as principais para dar um idéia de como funciona o sistema DMR e quais as principais vantagens...

UM PEQUENO RÁDIO, E O MUNDO INTEIRO NO SEU BOLSO
Imagine poder levar o mundo do radioamadorismo dentro do seu bolso, isso mesmo, agora tudo isso é possível graças ao RETEVIS RT3S. Um HT compacto porém robusto, Dual Band VHF e UHF que opera nos modos FM ( Tradicional ) e no modo DIGITAL DMR, modo este que já está consolidado e difundido em todo o mundo. Atualmente o radioamador dispõem de 3 modos de voz digital, sendo eles o D-Star, Fusion (C4FM) e o DMR. A grande vantagem do DMR é que ele é um padrão totalmente aberto desenvolvido originalmente pela Motorola o que permite assim que qualquer fabricante de rádio possa fabricar DMRs legalmente, desta forma, grandes empresas chinesas como Hytera, TYT, RETEVIS, Radioddity, AnyTone, B-TECH, Baofeng e etc, passaram a fabricar rádios digitais DMR voltados a radioamadores com preços acessíveis e bem mais baratos do que as marcas tradicionais. A um curto prazo de tempo, a rede DMR de radioamadores cresceu de forma espantosa como nenhuma outra rede digital havia crescido anteriormente. Isso se deve ao principal servidor mundial DMR chamado de Brandmeister. O Brandmeister é um servidor DMR feito especificamente para o radioamador. O Brandmeister nos permite poder conectar nossos pequenos rádios a qualquer outro em qualquer parte do mundo graças a Internet, e como todas as repetidoras Digitais DMR estão conectadas a internet, podemos entrar em uma repetidora e sair em outra da sua livre escolha, por exemplo, podemos entrar via rádio numa repetidora local, e sair em um outra do outro lado do mundo de forma simples e rápida, basta conhecer o ID da repetidora que pode ser encontrado facilmente no site do Brandmeister: http://brandmeister.network ou RadioID: https://www.radioid.net/

HOTSPOT Seu Repetidor Particular de Bolso: ( Opcional )
Não se preocupe se onde você mora, reside ou trabalha ainda não existe um repetidor DMR nas proximidades, pois este KIT já conta com um pequeno HotSPot que irá conecta-lo a rede mundial DMR, ele será o seu repetidor de bolso, lhe permitindo total uso da rede DMR via rádio e internet. O HotSpot é um pequeno e notável repetidor que se conecta a Internet pela rede WiFi de um roteador caseiro, empresarial ou até mesmo pelo roteador do seu smartphone ( Android ou Iphone ) permitindo assim total mobilidade e acesso a rede DMR em qualquer local ( onde exista rede movel ou Internet ). O HotSpot é uma minúscula caixa preta com um visor OLED composto de duas placas internas, uma é a placa de rádio digital (MMDVM) com um visor LCD e a outra um Mini Computador (Raspberry Pi-Zero WiFi) rodando um Sistema Operacional chamado Pi-Star que é carregado (boot) por meio de um cartão Micro-SD já instalado no Raspberry.

O sistema funciona mais ou menos assim: Você transmite digitalmente via RF para o seu HotSpot como faria para um repetidor normal, este por sua vez irá conecta-lo a um Talk Group ( Grupo ou Sala de Conversa ) ou a um ID específico de um repetidor ou de um radioamador, o ID Privado ou ID de TalkGroup são selecionados manualmente por você no rádio antes de transmitir, quando você aperta o PTT o seu rádio transmite na mesma frequência do HotSpot e este ira conecta-lo automaticamente a rede Brandmeister que irá redireciona-lo para o ID do TalkGroup ( Sala de Conversa ) ou no caso de um ID Privado conecta-lo ao Slot 2 de um Repetidor ou radioamador desejado que esteja em um repetidor físico ou com outro HotSpot.

No sistema DMR, todas as repetidoras físicas possuem 2 canais digitais distintos e simultâneos na mesma frequência que são chamados de Slot 1 (TS1) e Slot 2 (TS2) isso só é possível graças ao sistema TDMA do DMR. Enquanto um repetidor convencional analógico de FM só consegue transmitir e receber um usuário por vez no mesmo canal, no  padrão DMR conseguimos ter até 2 usuários simultâneos transmitindo e recebendo na mesma frequência, porém em canais digitais diferentes. Assim convencionou-se que em todo o Mundo o Slot 1 de uma repetidora estaria sempre conectado de forma permanentemente ( Estático ) ao Talk Group Nacional no caso do Brasil usamos o TG724, então se você usar o Slot 1 de um repetidor local, sairá em todos os demais repetidores do mesmo país, ou seja, estará em Rede Nacional. Já o Slot 2 seria utilizado apenas para uso local na região da instalação da repetidora ou seja, se você utilizar o Slot 2 da repetidora, falará apenas local ( TG1 ou TalkGroup 1 ), porém muitas repetidoras estão configuradas de forma que permitem uma conexão externa temporária no Slot 2, a isso Chamamos de Conexão Dinâmica, para acessar basta selecionar no seu rádio um ID privado ou um ID de Grupo ( TG ou TalkGroup ) e o Slot 2 desta repetidora será conectado ao ID desejado por um tempo aproximado de 10 minutos, e depois cairá automaticamente. Ou você poderá também desativar transmitindo o ID 4000.

O JUMBOSPOT (HotSpot) funciona exatamente igual ao a um repetidor físico, porém com potência extremamente reduzida ( 10~100 mW ) o que é mais do que necessária para você utiliza-lo próximo e nas suas dependências com alcance um pouco melhor que a de um telefone sem fio. Outro detalhe é que o JUMBOSPOT só possui um SLOT no caso o Slot 2, mas você pode utiliza-lo da forma que desejar com um TG Estático ou Dinâmico.

O seu JUMBOSPOT já vai totalmente configurado para operar no DMR, se você possuir também rádios Dual ou UHF com outros modos digitais como D-Star ou Fusion, o seu JumboSpot também pode funciona nesses modos de forma automática e multi-modo ou individualmente, porém não tenho como configurar modos digitais que não sejam DMR. Mas o JumboSpot trabalha multi-modo nesses outros modos digitais.  

Os TalkGroups
O ID de um GRUPO ou de uma Repetidora é chamado TG ou TalkGroup, já o ID de um Radioamador é e sempre será um ID PRIVADO
Um TalkGroup é uma Sala ou Grupo de Conversa que permite a todos que estejam conectados no mesmo TalkGroup, se comunicarem entre si. Cada TalkGroup (TG) tem um ID único e exclusivo, porém esse ID é no padrão ID GRUPO e não ID PRIVADO, existem milhares de TGs em todo o mundo e cada país tem um grupo de TGs organizados de forma a proporcionar comunicações mais ou menos regionais, ou ainda a grupos com temas específicos, veja abaixo o Mapa dos Principais TGS Do Brasil porem existem vários outros TGs aqui no Brasil além desses.

Todos os modos digitais D-Star, DMR e Fusion conversando uns com os outros
Os modos digitais de voz são incompatíveis e não se comunicam diretamente entre si, ou seja o DMR não conversa com o D-Star que não conversa com o C4FM Fusion e vice e versa, porém existem alguns TalkGroups especiais que convergem todas as plataformas digitais, possibilitando com que possamos nos comunicar com usuários do D-Star e do C4FM Fusion. No Brasil temos o TalkGroup 724942 (NetBR) que está conectado ao Reflector D-Star XLX724D e ao grupo Fusion YSF724, assim cada modo digital acessando o seu grupo correspondente podem conversar entre sí. Já em Portugual temos no DMR o TalkGroup 915 (NetCT) que está conectado ao Reflector XLX268F e assim cada país tem o seu TG de convergência no seu idioma.

Para saber mais sobre o DMR visite http://www.dvbrazil.com.br

 

 
 
 


Amantes do Rádio © No ar desde 2005 - Todos os direitos são reservado

 

contatos: qapnet@terra.com.br
TIM e WhatsApp (11) 9.8191-3207
FIXO: (19) 3016-6390