PHILCO SUPER TRANSGLOBE FM
ALL TRANSISTOR 9 BAND
mod. B 480
Export Model ( 9 Faixas )
AM - FM - SW1 - SW2 - 31m - 25m -
19m - 16m e 13 metros
( Versão Transistor de Germânio - Ultra sensível e baixo consumo )
Todas as fotos são originais do produto anunciado
Veja mais fotos no fim da página ou clique aqui
No período de 1965 à
1970, paralelamente à linha B-471, a Philco também produziu uma versão
do Transglobe denominada "Export Model". Era o B-480. O Transglobe B-480
era um rádio direcionado mais ao mercado externo, apesar de estar
disponível também no mercado interno.
O B-480 é
considerado um rádio avançado para a época em que foi produzido.
Equipado com nove faixas de ondas, sendo que uma delas é a de FM, possui
um circuito de sintonia fina automática (AFC), funciona com pilhas ou
com rede elétrica e tem duas antenas, uma telescópica que pode ser
ajustada em qualquer direção e a já conhecida roto-antena, instalada no
interior do gabinete. O gabinete, por sua vez, é o mesmo utilizado no
B-471, porém, com mudanças em detalhes de acabamento.
Na parte de cima do
gabinete, o botão que aciona a iluminação da escala é cromado e a antena
telescópica tem um diâmetro maior que a do B-471. Na escala a grafia dos
algarismos das freqüências é diferente, as palavras são escritas na
língua inglesa e a escala de FM não fica gravada no cilindro e sim na
parte superior da lente da escala. No friso superior da grade do
alto-falante ficam impressas as marcas "Super Transglobe FM" e no
inferior as marcas "All Transistor" no lado esquerdo, "9 Band" no meio e
no lado direito as funções de um teclado localizado logo abaixo deste
friso. O teclado, por sua vez tem quatro teclas com as seguintes
funções, da direita para a esquerda: Off (desligado), AM, FM e AFC.
Quando se aciona a
tecla de AM ou FM, o rádio liga automaticamente, sendo que, a partir do
momento em que se aciona a tecla de AM, a seleção da faixa a ser
utilizada se faz girando-se o botão da chave de ondas na lateral como é
feito no B-471. Os controles de sintonia, volume e tom são dispostos da
mesma forma que os do B-471, sendo que o controle de volume não tem a
chave liga-desliga incorporada e o botões são maiores, tendo como
acabamento uma pequena calota de metal na parte central.
Na parte traseira a
tampa tem um pequeno recorte na lateral para a passagem do cabo de força
e do fio de antena. O manual de instruções, disposto da mesma forma que
no B-471, tem uma apresentação gráfica diferente. No chassis ficam
fixados a roto-antena, um suporte para enrolar o cabo de força, uma
chave para ligar e desligar a roto-antena, uma chave para a seleção
entre o uso de pilhas ou rede elétrica, e uma chave para a mudança de
tensão entre 110 e 220 volts. A caixa de pilhas é igual à do B-471,
porém na cor branca e cinza. Também possui um borne para a conexão de
antena externa. Quando se seleciona o uso de energia elétrica a lâmpada
que ilumina a escala fica acesa constantemente, quando o rádio está
ligado. Quando estão sendo utilizadas as pilhas, a lâmpada só se acende
quando pressionado o botão localizado na parte superior do aparelho.
O circuito
eletrônico do B-480 é composto de 17 transistores de germânio e suas
faixas de ondas são as seguintes: Ondas Médias de 530 à 1625 kHz,
SW1(Ondas Tropicais) de 2,2 à 4,3 MHz (120, 90 e 75 metros), SW2 (banda
corrida) de 4,2 à 7,8 MHz ( 60, 49 e 41 metros), as faixas ampliadas de
9,4 à 9,8 MHz ( 31 metros ) , 11,5 à 12 MHz ( 25 metros ), 14,9 à 15,6
MHz (19 metros) , 17,3 à 18, 1 MHz ( 16 metros ) , 21,0 à 22,0 MHz (13
metros) e FM de 88 à 108 MHz.
Existe uma versão
deste rádio com modificações somente na etapa de áudio, e que foi
chamada de B-480-1. O Transglobe B-480 é considerado um rádio raro. Sua
produção foi encerrada pouco antes do fim da produção do B-471-2.
A fonte original deste artigo:
http://www.transglobe.com.br/b480.htm
Autor: Michel Viani
Um pouco sobre o autor: Michel Viani
é um grande entusiasta e hobista do mundo do rádio, radioescuta, dxista,
radioamador e também operador da faixa do cidadão, colecionador de
rádios e receptores antigos e novos, possui profundo conhecimentos
técnico e histórico sobre diversos equipamentos e seus fabricantes em
especial pela linha Transglobe, considerado um clássico de luxo da
industria brasileira nos anos 60, 70 e 80
Mais
Fotos Originais do Produto Anunciado
|