EDSON BRUNO Direto do EUA entrevista RENATO ULIANA
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este produto:
01
Rádio Philco Tranglobe B 471-3
01 Antena Carretel (
brinde cortesia )
NOTAS SOBRE ESTE
RÁDIO:
O rádio está simplesmente lindo e totalmente conservado,
bem como o seu funcionamento está 100% perfeito em todas
as bandas, sem mau contatos e DIAL totalmente calibrado
com excelente sensibilidade e ótima seletividade em
todas as faixas, volume de áudio excelente e controle de
tonalidade perfeito. Antena telescópica, grade frontal,
partes cromadas, cabos, knobs e suporte de pilhas tudo
original e sem detalhe ou defeito. Um dos mais belos e
conservados... RARIDADE
DESCRIÇÃO
PHILCO SUPER LUXO
ALL TRANSISTOR TRANSGLOBE
Modelo B 471-4 ( 8 Faixas ) OM -
90m - 60m - 49m - 31m -
25m - 19m e 16 metros
( Ultima Versão - O mais sensível e seletivo das série 470 )
Todas as fotos são originais do produto anunciado
Veja mais fotos no fim da página ou clique aqui
Vídeo original e
recente deste rádio realizando várias escutas
Em 1962, surge o maravilhoso B-470, com certeza, um dos mais belos
rádios portáteis já fabricados. Inovador em todos os aspectos, o
Transglobe B-470, foi o primeiro de uma série de multibandas que a
Philco produziu entre os anos de 1962 à 1973, chamados também de Super
Transglobe e que ficaram famosos tanto pelo circuito sofisticado, como
pelo acabamento de altíssima qualidade.
Em 1970 surgem os
magníficos Transglobe B-471-3 e B-471-4. Também chamados de Super
Transglobe, em continuação à linha iniciada com o B-470, o B-471-3 e o
B-471-4 foram os primeiros modelos fabricados pela Philco a utilizarem
transistores de silício. E a Philco inovou mais uma vez, pois nesses
modelos, todos os transistores eram de silício. Nessa época eram comuns
os circuitos que utilizavam silício no estágio de radio freqüência,
porém germânio no estágio de áudio. A Philco utilizou uma tecnologia
considerada avançada para a época, fabricando o seu modelo todo em
silício.
O B-471-3 é um
Transglobe que utiliza o mesmo gabinete do B-471-2, porém com o
acabamento diferente. Ao invés do uso do vinil preto, o gabinete é todo
encapado com uma película marrom, imitando madeira, da mesma espessura
da capa de vinil. Todos os detalhes de acabamento ( alça, botões, estojo
de pilhas, extremidades da lente da escala, emblema e impressões das
marcas nos frisos ) são na cor marrom. Os botões de liga-volume e
tonalidade são maiores e possuem no centro uma pequena calota feita com
a mesma película do gabinete.
O B-471-4 é um
Transglobe que por fora é idêntico ao B-471-2, com acabamento em vinil
preto e a única diferença fica por conta dos botões de liga-volume e
tonalidade, que são maiores e possuem no centro uma pequena calota feita
com vinil preto. As grandes mudanças nestes dois modelos, que foram
fabricados simultaneamente, estão, no entanto, na parte de dentro.
Ao ser aberta a
tampa traseira, pode ser constatado que o chassis é totalmente diferente
do que havia até então. O chassis, denominado RD-104-1, comporta duas
placas de circuito impresso com oito transistores, sendo que, na
esquerda estão todo o estágio de radio freqüência e parte do estágio de
freqüência intermediária e na direita estão o restante do estagio de
freqüência intermediária e o estagio de áudio.
Ao contrário do
B-471-2 e anteriores, no chassis que equipa os modelos B-471-3 e
B-471-4, os componentes eletrônicos ficam todos à vista, sendo
abandonado o sistema de fixação de componentes em pontes isolantes, como
era feito no chassis do modelo com transistores de germânio. Pode ser
observado ao lado direito do chassis uma tomada onde é conectado o cabo
do estojo de pilhas. Este sistema foi criado para a possibilidade de se
usar um conversor para uso de energia elétrica (fonte de alimentação),
que a Philco chamava de Liga-Luz. O Liga-Luz era vendido como opcional e
o seu modelo era o LL-101. O LL-101 era montado em um estojo, bastando,
para a sua instalação, remover o estojo de pilhas, instalando no seu
lugar o Liga-Luz e conectando o cabo na tomada onde é conectado o estojo
das pilhas.
O borne para a
ligação de antena externa fica localizado na parte superior da placa de
radio freqüência. A antena telescópica é a mesma grande antena usada nas
versões anteriores, de nove elementos.
O manual de
instruções tem exatamente a mesma apresentação gráfica dos manuais dos
modelos anteriores, fornecendo, além das informações de uso, a tabela
com nomes de estações e respectivas freqüências de operação. No interior
do manual é fornecido o esquema eletrônico com a tabela de calibração da
bobinas. As bobinas, por sua vez são de construção totalmente diferente
das utilizadas nos modelos de germânio. São grandes bobinas montadas em
carretéis e com núcleos ajustáveis de ferrite.
Em 1972 os
Transglobe B-471-3 e B-471-4 ganham uma nova versão de chassis,
denominado RD-104-2. Este novo chassis teve modificações no estágio de
freqüência intermediária, com o acréscimo de mais uma bobina, e no
estágio de áudio, onde o transformador "driver" é substituído por mais
um transistor. Portanto, o chassis RD-104-2 tem nove transistores.
Nas duas versões de
chassis a cobertura de faixas é a mesma. A grande diferença entre as
faixas destas versões com as do modelo B-471-2 é a substituição da banda
corrida de Ondas Tropicais pela faixa ampliada de 90 metros. Esta
substituição, entretanto, apesar da perda de cobertura, com a retirada
dos 120 e 75 metros, proporciona uma excelente sintonização da faixa de
90 metros, permitindo a escuta de estações com sinal muito fraco entre
as de sinal forte, com um menor índice de batimento adjacente, graças ao
aumento da seletividade. As faixas tem a seguinte configuração: Ondas
Médias de 530 à 1620 kHz, e as demais todas ampliadas: 2,65 à 3,5 MHz (
90 metros ), 4,55 à 5,1 MHz ( 60 metros ), 5,85 à 6,35 MHz ( 49 metros
), 9,25 à 9,95 MHz ( 31 metros ), 11,35 à 12,15 MHz ( 25 metros ), 14,85
à 15,55 MHz ( 19 metros ) e 17,4 à 18,15 MHz ( 16 metros ).
Os modelos B-471-3 e
B-471-4 são, sem dúvida os melhores Transglobe de toda a série com
gabinete de alumínio. As duas versões de chassis conferem um formidável
desempenho à uma série de rádios já consagrada pelo belíssimo visual
ainda mais valorizado pela opção entre o acabamento preto ou marrom. São
rádios com uma alta sensibilidade e seletividade, graças ao aprimorado
estágio de radio freqüência, o qual usa um exclusivo transistor
amplificador de R.F. e com uma excepcional qualidade de som. O mecanismo
de sintonia é o mesmo utilizado desde o modelo B-470, proporcionando uma
sintonização suave e precisa. Em 1973, a Philco encerra a produção dos
B-471-3 e B-471-4, finalizando assim a era dos Transglobe com gabinete
de alumínio.
Um pouco sobre o autor: Michel Viani
é um grande entusiasta e hobista do mundo do rádio, radioescuta, dxista,
radioamador e também operador da faixa do cidadão, colecionador de
rádios e receptores antigos e novos, possui profundo conhecimentos
técnico e histórico sobre diversos equipamentos e seus fabricantes em
especial pela linha Transglobe, considerado um clássico de luxo da
industria brasileira nos anos 60, 70 e 80