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PHILCO TRANSGLOBE B470

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Itens que acompanham este produto:
  • 01 Rádio Philco Transglobe mod. B 470
  • 01 Encarte original

Notas:
Rádio da minha coleção particular, usado regularmente e funcionando, poucas marcas do tempo, muito conservado e bonito e todo original.

 
DESCRIÇÃO



PHILCO TRANSGLOBE B 470 ( 8 Faixas )
All Transistor
AM - OT - 60m - 49m - 31m - 25m - 19m e 16 metros
( Versão Transistor de Germânio - Ultra baixo consumo )
Todas as fotos são originais do produto anunciado
Veja mais fotos no fim da página ou clique aqui

Em 1962, surge o maravilhoso B-470, com certeza, um dos mais belos rádios portáteis já fabricados. Inovador em todos os aspectos, o Transglobe B-470, foi o primeiro de uma série de multibandas que a Philco produziu entre os anos de 1962 à 1973, chamados também de Super Transglobe e que ficaram famosos tanto pelo circuito sofisticado, como pelo acabamento de altíssima qualidade.

O Transglobe B-470 é um rádio multibanda com oito faixas de onda. Seu gabinete é todo feito de alumínio, encapado com vinil preto, sendo que na parte superior localiza-se uma grande alça fixa, feita de plástico de alta resistência fixada à suportes de aço cromado que acompanham as laterais do gabinete, também cromadas. Esta alça, além da função comum de uma alça, é o compartimento onde se localiza a antena de ferrite para a faixa de ondas médias, para que fique fora do ambiente de blindagem que a caixa de alumínio proporciona. É também na parte superior que se localiza a escala. A escala do B-470 foi concebida de uma maneira totalmente inovadora. Ela é confeccionada em um cilindro que gira conforme o acionamento da chave de ondas, exibindo através de uma janela retangular somente a faixa que está sendo usada, proporcionando muito mais conforto para quem está utilizando o rádio, pois evita os equívocos que muitas vezes as escalas comuns provocam por conterem muitos números agrupados.

O cilindro onde fica gravada a escala é branco, enquanto que os algarismos que representam as freqüências, bem como os nomes de cidades e países são gravados na cor preta.

A janela por onde se visualiza a escala é uma espécie de lente feita de acrílico. No lado esquerdo desta lente há uma número \"10\" gravado na cor dourada e no lado direito há um logotipo da Philco também gravado na cor dourada. O número 10 refere-se ao número de transistores que o rádio possui. Em torno desta lente há uma moldura de metal cromado. A janela de visualização da escala do B-470 fica levemente inclinada em relação à parte superior do gabinete, a fim de que o usuário possa visualizar a escala mesmo olhando de frente para o rádio.

Ainda na parte superior pode-se localizar ao fundo, na extrema esquerda, um botão que, ao ser acionado faz com que se acenda uma luz no interior do cilindro, o que é um recurso muito interessante, pois permite a visualização das freqüências, mesmo no escuro. Quando o botão é desligado, a lâmpada se apaga automaticamente, para a economia das pilhas. Na extrema direita fica localizada a antena telescópica de nove seguimentos, medindo 1,65 metros, a partir de sua base.

A parte frontal do Transglobe B-470 é quase em toda a sua totalidade reservada para a a belíssima grade do alto-falante, ficando somente um pequeno trecho na parte superior para a visualização da lente da escala. A grade do B-470 é toda feita de aço cromado formando centenas de pequenos losangos. Por trás desta grade há uma tela de tecido verde claro, formando um contraste que resulta em um visual muito agradável.      

Nos extremos superior e inferior da grade encontram-se instalados dois grandes frisos também feitos de aço cromado, sendo que no superior estão gravados em baixo relevo os logotipos \" All Transistor \" com letras manuscritas e \"T R A N S G L O B E \" com letras maiúsculas espaçadas entre si, para dar ênfase ao modelo do rádio. Na parte direita superior da grade há um emblema com a marca e o nome Philco em alto relevo, e com detalhes em preto, vermelho e cromado e o friso inferior possui pequenos detalhes de acabamento em sua superfície. No restante da parte frontal o acabamento é em vinil preto.

Na lateral direita estão os controles de sintonia e mudança da chave de ondas, sendo que o de sintonia fica em torno do controle de mudança de faixas. O botão do controle de sintonia é preto e possui um grande raio, possibilitando um giro mais agradável do mesmo. O da chave de ondas é de aço cromado. Na lateral esquerda estão os controles de liga-volume e tonalidade, com botões pretos. As laterais são revestidas em vinil preto.

Na parte traseira, temos uma tampa de alumínio, revestida com vinil preto que é facilmente aberta, girando-se um botão cromado localizado na parte superior da mesma. Ao ser aberta, pode ser visto, fixado na parte interna da tampa em suportes cromados, o manual com as instruções de uso do rádio. Este manual, que tem uma bonita apresentação, traz, além das instruções de uso, uma tabela com o prefixo e a freqüência de diversas estações de rádio, nacionais e estrangeiras. Dentro deste manual é fornecido também o esquema eletrônico com a tabela de calibração.

Com a tampa traseira aberta pode-se observar o chassis, que é montado no sentido vertical. A maioria dos componentes fica montada na parte de trás do chassis, de modo que ficam ocultos. O chassis acaba formando uma espécie de carenagem sobre o circuito. No lado esquerdo do chassis há uma tampa de plástico que protege bobinas e trimmers de ajuste. Esta tampa possui orifícios com as indicações de cada um dos trimmers e das bobinas das três primeiras faixas de onda, além de duas bobinas de freqüência intermediária, para que possa ser feita a identificação no momento da calibração. Além disso podem ser vistos os três transistores do estágio de radiofreqüência e um borne para a ligação de uma antena externa.

Quase ao centro do chassis, ao lado das outras três bobinas de freqüência intermediária encontra-se a chave local-distância. Esta chave opera na faixa de Ondas Médias. No caso da escuta de estações muito fracas, e havendo uma antena externa ligada ao borne, esta irá operar na faixa de Ondas Médias desde que a chave esteja posicionada em \"distância\".

Abaixo do chassis encontra-se o estojo de pilhas. Trata-se de um estojo para 6 pilhas grandes, com uma tampa de acrílico e uma alça para que seja puxado para fora do chassis. Pode-se ainda visualizar uma tomada do lado direito do chassis. Esta tomada serve para que o alto-falante seja desligado quando há necessidade da retirada do chassis.

Outro item que pode ser visto com a tampa traseira aberta é o mecanismo do ponteiro da escala. Este mecanismo merece uma explicação à parte.     

Ele possui uma espécie de carretilha que desliza pelo chassis. Quando o botão de sintonia é girado, a cordinha aciona esta carretilha que por sua vez aciona o ponteiro através de uma outra cordinha. O sistema opera com duas molas de compensação e o resultado é uma sintonia extremamente macia e precisa, tornando o ato de sintonizar o B-470 uma tarefa bem agradável.

O circuito eletrônico do Transglobe B-470, também apresenta inovações.   

É dotado de dez transistores de germânio, sem que o estágio de radiofreqüência conta com três seções: antena, osciladora e mixer, cada qual com o seu respectivo transistor, o que garante uma boa sensibilidade e seletividade para a escuta de emissoras com sinal fraco. O monobloco de sintonia conta com bobinas espirais para as faixas ampliadas, feitas com fio de cobre e fixadas em torno da chave de ondas.

O estágio de áudio é outro ponto do circuito que conta com interessantes soluções. No estágio de saída, por exemplo, foi criado um sistema de descarga do alto-falante em que a mesma é feita através de um \"center tap\" no estojo de pilhas. Isso faz com que parte da corrente que circularia do falante para o chassis entre em equilíbrio com a corrente que circula nas pilhas. O resultado disso é uma maior durabilidade das pilhas. De fato as pilhas duram bastante no B-470.

O Transglobe B-470 é portanto, um excelente equipamento, sendo eficiente em sensibilidade, seletividade, qualidade de som e além de tudo é um rádio tão bonito que deixa qualquer estante ou mesa com um toque de classe e muito bom gosto. O modelo relatado acima é o mais raro da série B-470. Existe ainda uma versão deste rádio onde os frisos da grade do alto-falante tem suas gravações feitas de maneira oposta à primeira versão, ou seja, no superior, detalhes de acabamento ficando no inferior as marcas \"All Transistor\" e \"T R A N S G L O B E\" , sendo que a partir de 1964 , o modelo ganha uma nova grade do alto-falante. Esta nova grade é feita de alumínio com pequenos orifícios retangulares, não sendo mais usada a tela de tecido, e os detalhes do emblema fixado na grade passam a ser em baixo relevo, sendo assim até o final da produção deste modelo.

As oito faixas de ondas do B-470 são as seguintes: Ondas Médias de 530 à 1620 kHz, Ondas Tropicais de 2,2 à 4,2 MHz, (banda corrida com 120, 90, e 75 metros) uma segunda banda corrida de 4,2 à 8 MHz (englobando 60, 49 e 41 metros) e as faixas ampliadas: 9,35 à 9,9 MHz (31 metros), 11,5 à 12,1 MHz (25 metros), 14,9 à 15,6 MHz (19 metros), 17,3 à 18,15 MHz (16 metros) e 21 à 22,1 MHz (13 metros)

A fonte original deste artigo: http://www.transglobe.com.br/b470.htm

Autor: Michel Viani

Um pouco sobre o autor: Michel Viani é um grande entusiasta e hobista do mundo do rádio, radioescuta, dxista, radioamador e também operador da faixa do cidadão, colecionador de rádios e receptores antigos e novos, possui profundo conhecimentos técnico e histórico sobre diversos equipamentos e seus fabricantes em especial pela linha Transglobe, considerado um clássico de luxo da industria brasileira nos anos 60, 70 e 80

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