PHILCO TRANSGLOBE B 470 ( 8 Faixas )
All Transistor
AM - OT - 60m - 49m - 31m - 25m -
19m e 16 metros
( Versão Transistor de Germânio - Ultra baixo consumo )
Todas as fotos são originais do produto anunciado
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Em 1962, surge o
maravilhoso B-470, com certeza, um dos mais belos rádios portáteis já
fabricados. Inovador em todos os aspectos, o Transglobe B-470, foi o
primeiro de uma série de multibandas que a Philco produziu entre os anos
de 1962 à 1973, chamados também de Super Transglobe e que ficaram
famosos tanto pelo circuito sofisticado, como pelo acabamento de
altíssima qualidade.
O Transglobe B-470 é
um rádio multibanda com oito faixas de onda. Seu gabinete é todo feito
de alumínio, encapado com vinil preto, sendo que na parte superior
localiza-se uma grande alça fixa, feita de plástico de alta resistência
fixada à suportes de aço cromado que acompanham as laterais do gabinete,
também cromadas. Esta alça, além da função comum de uma alça, é o
compartimento onde se localiza a antena de ferrite para a faixa de ondas
médias, para que fique fora do ambiente de blindagem que a caixa de
alumínio proporciona. É também na parte superior que se localiza a
escala. A escala do B-470 foi concebida de uma maneira totalmente
inovadora. Ela é confeccionada em um cilindro que gira conforme o
acionamento da chave de ondas, exibindo através de uma janela retangular
somente a faixa que está sendo usada, proporcionando muito mais conforto
para quem está utilizando o rádio, pois evita os equívocos que muitas
vezes as escalas comuns provocam por conterem muitos números agrupados.
O cilindro onde fica
gravada a escala é branco, enquanto que os algarismos que representam as
freqüências, bem como os nomes de cidades e países são gravados na cor
preta.
A janela por onde se
visualiza a escala é uma espécie de lente feita de acrílico. No lado
esquerdo desta lente há uma número \"10\" gravado na cor dourada e no
lado direito há um logotipo da Philco também gravado na cor dourada. O
número 10 refere-se ao número de transistores que o rádio possui. Em
torno desta lente há uma moldura de metal cromado. A janela de
visualização da escala do B-470 fica levemente inclinada em relação à
parte superior do gabinete, a fim de que o usuário possa visualizar a
escala mesmo olhando de frente para o rádio.
Ainda na parte
superior pode-se localizar ao fundo, na extrema esquerda, um botão que,
ao ser acionado faz com que se acenda uma luz no interior do cilindro, o
que é um recurso muito interessante, pois permite a visualização das
freqüências, mesmo no escuro. Quando o botão é desligado, a lâmpada se
apaga automaticamente, para a economia das pilhas. Na extrema direita
fica localizada a antena telescópica de nove seguimentos, medindo 1,65
metros, a partir de sua base.
A parte frontal do
Transglobe B-470 é quase em toda a sua totalidade reservada para a a
belíssima grade do alto-falante, ficando somente um pequeno trecho na
parte superior para a visualização da lente da escala. A grade do B-470
é toda feita de aço cromado formando centenas de pequenos losangos. Por
trás desta grade há uma tela de tecido verde claro, formando um
contraste que resulta em um visual muito agradável.
Nos extremos superior
e inferior da grade encontram-se instalados dois grandes frisos também
feitos de aço cromado, sendo que no superior estão gravados em baixo
relevo os logotipos \" All Transistor \" com letras manuscritas e \"T R
A N S G L O B E \" com letras maiúsculas espaçadas entre si, para dar
ênfase ao modelo do rádio. Na parte direita superior da grade há um
emblema com a marca e o nome Philco em alto relevo, e com detalhes em
preto, vermelho e cromado e o friso inferior possui pequenos detalhes de
acabamento em sua superfície. No restante da parte frontal o acabamento
é em vinil preto.
Na lateral direita
estão os controles de sintonia e mudança da chave de ondas, sendo que o
de sintonia fica em torno do controle de mudança de faixas. O botão do
controle de sintonia é preto e possui um grande raio, possibilitando um
giro mais agradável do mesmo. O da chave de ondas é de aço cromado. Na
lateral esquerda estão os controles de liga-volume e tonalidade, com
botões pretos. As laterais são revestidas em vinil preto.
Na parte traseira,
temos uma tampa de alumínio, revestida com vinil preto que é facilmente
aberta, girando-se um botão cromado localizado na parte superior da
mesma. Ao ser aberta, pode ser visto, fixado na parte interna da tampa
em suportes cromados, o manual com as instruções de uso do rádio. Este
manual, que tem uma bonita apresentação, traz, além das instruções de
uso, uma tabela com o prefixo e a freqüência de diversas estações de
rádio, nacionais e estrangeiras. Dentro deste manual é fornecido também
o esquema eletrônico com a tabela de calibração.
Com a tampa traseira
aberta pode-se observar o chassis, que é montado no sentido vertical. A
maioria dos componentes fica montada na parte de trás do chassis, de
modo que ficam ocultos. O chassis acaba formando uma espécie de
carenagem sobre o circuito. No lado esquerdo do chassis há uma tampa de
plástico que protege bobinas e trimmers de ajuste. Esta tampa possui
orifícios com as indicações de cada um dos trimmers e das bobinas das
três primeiras faixas de onda, além de duas bobinas de freqüência
intermediária, para que possa ser feita a identificação no momento da
calibração. Além disso podem ser vistos os três transistores do estágio
de radiofreqüência e um borne para a ligação de uma antena externa.
Quase ao centro do
chassis, ao lado das outras três bobinas de freqüência intermediária
encontra-se a chave local-distância. Esta chave opera na faixa de Ondas
Médias. No caso da escuta de estações muito fracas, e havendo uma antena
externa ligada ao borne, esta irá operar na faixa de Ondas Médias desde
que a chave esteja posicionada em \"distância\".
Abaixo do chassis
encontra-se o estojo de pilhas. Trata-se de um estojo para 6 pilhas
grandes, com uma tampa de acrílico e uma alça para que seja puxado para
fora do chassis. Pode-se ainda visualizar uma tomada do lado direito do
chassis. Esta tomada serve para que o alto-falante seja desligado quando
há necessidade da retirada do chassis.
Outro item que pode
ser visto com a tampa traseira aberta é o mecanismo do ponteiro da
escala. Este mecanismo merece uma explicação à parte.
Ele possui uma espécie
de carretilha que desliza pelo chassis. Quando o botão de sintonia é
girado, a cordinha aciona esta carretilha que por sua vez aciona o
ponteiro através de uma outra cordinha. O sistema opera com duas molas
de compensação e o resultado é uma sintonia extremamente macia e
precisa, tornando o ato de sintonizar o B-470 uma tarefa bem agradável.
O circuito eletrônico
do Transglobe B-470, também apresenta inovações.
É dotado de dez
transistores de germânio, sem que o estágio de radiofreqüência conta com
três seções: antena, osciladora e mixer, cada qual com o seu respectivo
transistor, o que garante uma boa sensibilidade e seletividade para a
escuta de emissoras com sinal fraco. O monobloco de sintonia conta com
bobinas espirais para as faixas ampliadas, feitas com fio de cobre e
fixadas em torno da chave de ondas.
O estágio de áudio é
outro ponto do circuito que conta com interessantes soluções. No estágio
de saída, por exemplo, foi criado um sistema de descarga do alto-falante
em que a mesma é feita através de um \"center tap\" no estojo de pilhas.
Isso faz com que parte da corrente que circularia do falante para o
chassis entre em equilíbrio com a corrente que circula nas pilhas. O
resultado disso é uma maior durabilidade das pilhas. De fato as pilhas
duram bastante no B-470.
O Transglobe B-470 é
portanto, um excelente equipamento, sendo eficiente em sensibilidade,
seletividade, qualidade de som e além de tudo é um rádio tão bonito que
deixa qualquer estante ou mesa com um toque de classe e muito bom gosto.
O modelo relatado acima é o mais raro da série B-470. Existe ainda uma
versão deste rádio onde os frisos da grade do alto-falante tem suas
gravações feitas de maneira oposta à primeira versão, ou seja, no
superior, detalhes de acabamento ficando no inferior as marcas \"All
Transistor\" e \"T R A N S G L O B E\" , sendo que a partir de 1964 , o
modelo ganha uma nova grade do alto-falante. Esta nova grade é feita de
alumínio com pequenos orifícios retangulares, não sendo mais usada a
tela de tecido, e os detalhes do emblema fixado na grade passam a ser em
baixo relevo, sendo assim até o final da produção deste modelo.
As oito faixas de
ondas do B-470 são as seguintes: Ondas Médias de 530 à 1620 kHz, Ondas
Tropicais de 2,2 à 4,2 MHz, (banda corrida com 120, 90, e 75 metros) uma
segunda banda corrida de 4,2 à 8 MHz (englobando 60, 49 e 41 metros) e
as faixas ampliadas: 9,35 à 9,9 MHz (31 metros), 11,5 à 12,1 MHz (25
metros), 14,9 à 15,6 MHz (19 metros), 17,3 à 18,15 MHz (16 metros) e 21
à 22,1 MHz (13 metros)
A fonte original deste artigo:
http://www.transglobe.com.br/b470.htm
Autor: Michel Viani
Um pouco sobre o autor: Michel Viani
é um grande entusiasta e hobista do mundo do rádio, radioescuta, dxista,
radioamador e também operador da faixa do cidadão, colecionador de
rádios e receptores antigos e novos, possui profundo conhecimentos
técnico e histórico sobre diversos equipamentos e seus fabricantes em
especial pela linha Transglobe, considerado um clássico de luxo da
industria brasileira nos anos 60, 70 e 80
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